Como Mudar o Seguro de Vida do Crédito à Habitação do Banco

Ter um crédito habitação implica a contratualização de um Seguro de Vida. É muito provável que tenha o seu Seguro de Vida na entidade bancária que lhe emprestou o dinheiro, até como benefício no spread acordado. Mas pode mudar o seguro, a qualquer altura, com vantagens diretas para si. A Jorge Neves Mediação de Seguros, Lda. hoje explica-lhe como proceder na hora de fazer a troca.

Para que serve e porquê mudar?

Um Seguro de Vida Crédito Habitação é uma proteção para Si, para a sua família e para o banco. Acaba por ser uma garantia de que o empréstimo será pago em situações extremas (morte ou invalidez) e a casa permanecerá protegida. Por outro lado, é uma salvaguarda do banco de que o montante em dívida será restabelecido. 

No entanto, não é obrigado a manter o Seguro de Vida que contratualizou no momento do empréstimo até ao fim do contrato, pode sempre transferi-lo. Segundo o Decreto-Lei n.º 222/2009 tem liberdade de escolha e de decisão, dando-lhe a oportunidade de encontrar uma solução mais vantajosa, tanto a nível do valor a pagar, como das coberturas associadas.

O processo de transferência é mais simples do que possa aparentar. Em baixo explicamos-lhe quais os principais passos a ter em conta.

Como Mudar o Seguro de Vida do Crédito à Habitação do Banco

Passo 1: Analise os seguintes fatores

Analise as condições do seu seguro atual e compare com as ofertas no mercado, de forma a perceber qual é a melhor opção para si. Estes são os principais aspetos a ter em conta:

Spread

Se negociou uma bonificação no spread em função do seguro proposto pelo banco, a transferência do seguro pode levá-lo, ou não, a ter uma penalização na taxa de juro. Face a esta questão é fundamental fazer contas, pois um seguro mais barato pode compensar a perda da bonificação no spread.

Valor do prémio

Este é o preço que paga periodicamente, pelo seu seguro. Compare o valor do prémio do seu seguro atual com outras opções, de forma a encontrar a opção mais vantajosa.

Coberturas

As coberturas de um Seguro de Vida Crédito Habitação indicam as condições em que podem ser acionadas. Sugerimos que opte pela solução que realmente proteja a sua família.

Veja mais no nosso post: Como pode escolher o seu Seguro de Vida para crédito à habitação?

Evolução do valor do prémio ao longo dos anos

O valor que paga do Seguro de Vida aumenta com a idade. Não se foque só com o que vai pagar no primeiro ano, pois a competitividade do primeiro ano pode perder-se nos anos seguintes, devido à evolução do prémio.

Como Mudar o Seguro de Vida do Crédito à Habitação do Banco

Passo 2: Após a sua decisão

Após a sua análise estar concluída está na hora de escolher a melhor opção e contratar o novo seguro. Poderá anular o atual Seguro de Vida do Crédito Habitação junto do segurador. Certifique-se de que cumpre o prazo legal a respeitar, que por norma, são 30 dias antes da renovação da Apólice. Não se esqueça ainda de revogar a autorização do Débito Direto, para evitar que lhe sejam cobrados dois seguros.

Em seguida basta comunicar ao banco responsável a alteração do seu seguro. Junte a cópia do novo contrato de seguro e deste modo a transferência do Seguro de Vida ficará concluída.

Mudar o Seguro de Vida é um processo fácil. Na Jorge Neves Mediação de Seguros, Lda. tratamos de tudo! Analisamos a sua escritura, procuramos a melhor solução e damos conhecimento da nova apólice ao seu gestor de conta.

Estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.
Clique aqui para saber mais!

Adicionar Comentário

Simulação de Seguro

    Escolha o tipo de seguro:

    Detalhes de Contacto: