Qual é a diferença entre um plano e um seguro de saúde?

Para muitas pessoas trata-se de uma dúvida pertinente: é melhor um plano ou um seguro de saúde? Quais são as verdadeiras diferenças entre estes elementos? A Jorge Neves Mediação de Seguros Lda hoje apresenta-lhe em detalhe as vantagens de ambas as opções de modo a poder escolher a opção mais adequada para si.

Qual é a diferença entre um plano e um seguro de saúde?

Está a ponderar uma alternativa ao serviço público de saúde? Certamente que estas duas opções lhe devem ter vindo à mente. No entanto, conhece as semelhanças e diferenças entre estes dois produtos? Sabe em que tipo de situações é que uma opção poderá ser mais vantajosa em relação à outra?

Há uma preocupação crescente da parte dos portugueses em relação a cuidados alternativos de saúde desde o surgimento da pandemia. Segundo a Associação Portuguesa de Seguradores, só em setembro de 2020, existiam 2 930 765 de apólices de seguros de saúde.

No entanto há dúvidas que prevalecem: qual é afinal a diferença entre seguro de saúde e plano de saúde?

Seguro de Saúde: o que é?

O principal propósito de um seguro de saúde é o de dar o acesso a cuidados médicos no setor privado, num modelo que permite que o segurado pague menos do que se recorresse diretamente aos serviços em questão. Dentro de diversas propostas nesta categoria de seguro encontram-se vários serviços como:

  • Consultas
  • Exames
  • Cirurgias
  • Tratamentos realizados em consultórios
  • Clínicas
  • Hospitais privados
Qual é a diferença entre um plano e um seguro de saúde?

Este tipo de seguro, naturalmente abarca coberturas e exclusões. Ou seja, há cuidados médicos que não estão cobertos por um seguro de saúde. Alguns exemplos que não estão abrangidos nesta modalidade são:

  • Doenças profissionais e acidentes de trabalho
  • Check-ups e exames gerais de saúde
  • Perturbações nervosas e/ou do foro psiquiátrico
  • Transplantes de órgãos ou medula
  • Estadias em estabelecimentos tais como hospitais psiquiátricos, termais, casas de repouso, lares de terceira idade, centros de desintoxicação de alcoólicos ou toxicodependentes.

Um seguro de saúde trata-se de um contrato celebrado com uma seguradora. Mediante o pagamento de um valor mensal, a pessoa tem acesso aos cuidados de saúde abrangidos pelo contrato. Normalmente os seguros de saúde são vendidos em “pacotes”, sendo correspondentes a determinado preço variadas coberturas. Atenção que o valor do prémio varia conforme as coberturas, bem como da idade da pessoa segura.

Qual é a diferença entre um plano e um seguro de saúde?

Vantagens

  • O seguro de saúde tem como vantagem o facto de obedecer a um conjunto de normas, bem como de ter supervisão da ASF;
  • É uma boa alternativa ao SNS, ajudando a evitar listas de espera para consultas ou cirurgias;
  • Pode ainda ser usado como um complemento ao sistema público, especialmente em casos de famílias com crianças.

Desvantagens

  • Os preços de algumas mensalidades poderão ser elevados;
  • Alguns seguros de saúde cessam quando o segurado chega aos 60 ou 65 anos de idade, apesar de a maior parte dos seguros já não ter essa cláusula incluída.

Plano de saúde: o que é?

Um plano de saúde funciona da mesma forma que um cartão de descontos. Mediante o pagamento de um valor mensal, à semelhança de um seguro de saúde, também ajuda ao acesso a determinados serviços. No entanto salientamos que esta opção é totalmente diferente de um contrato, logo não está sujeito às regras de um seguro de saúde ou da supervisão da ASF. Além disso, este modelo apresenta opções mais limitadas e se escolher um prestador fora da rede não irá ter direito a reembolso.

Entre algumas das suas principais vantagens destacamos o facto de ter custos mais reduzidos, bem como a ausência de um limite de idade. Pode ainda aderir facilmente a esta opção sem preencher qualquer tipo de questionário.

Qual é a diferença entre um plano e um seguro de saúde?

O que ter em conta antes de optar por ambas as opções?

  • Compare as características de ambos os produtos, bem como quais têm as melhores coberturas adequadas às suas necessidades;
  • Não oculte informações relevantes, de modo a garantir que a avaliação do risco seja mais correta, bem como para evitar problemas ao acionar coberturas.

Precisa de ajuda para saber mais informações sobre um potencial Seguro de Saúde para si? Aproveite para fazer uma simulação gratuita connosco.

Clique aqui para saber mais.

Adicionar Comentário

Simulação de Seguro

    Escolha o tipo de seguro:

    Detalhes de Contacto: